Pretinho Básico

Um pretinho básico é peça fundamental no guarda-roupa das mulheres.

Um pretinho básico é peça fundamental no guarda-roupa das mulheres. Acessórios coloridos ou metalizados, como colares e bolsas ficarão ótimos com um vestido preto. Sinônimo de elegância e versatilidade, os vestidos pretos são um clássico criado pela estilista Coco Chanel nos anos 1920. Antes dessa época no ocidente, as mulheres usavam preto exclusivamente no período de luto. Já nos anos 1960, o modelo foi eternizado pela atriz Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. Chique, usado por Jacqueline Kennedy. Descontraído, feito de crochê, na pele da atriz Jane Birkin em 1969. Em 1986 a cantora Cher vai de pretinho básico na entrega do Oscar.

Nos anos 1990 ele continuou sendo uma peça básica do guarda-roupa feminino, feito com os mais diversos tecidos, do modelo mais simples ao mais sofisticado, usado em todas as ocasiões e em todos os horários. Por tudo isso o vestido preto se tornou o grande clássico do guarda-roupa feminino, aquele que garante as duas características básicas ao mesmo tempo – simplicidade e elegância. Elizabeth Hurley, em 1994, vai à estreia do filme Quatro casamentos e um funeral usando um pretinho básico da Versace, preso apenas por alfinetes de segurança. Só por esses exemplos já dá para perceber o poder que esse vestido pode exercer.

Atualmente o pretinho básico continua sendo uma peça essencial do guarda-roupa feminino e, seguindo a tendência de liberdade na moda, pode ser feito com os mais diversos tecidos, indo do modelo mais simples ao mais sofisticado, podendo ser usado em todas as ocasiões e em todos os horários, de acordo com estilo de quem veste.


Vamos mostrar alguns exemplos em estilos diferentes:

CRIATIVO: Os acessórios podem ajudar a montar um look criativo e inspirador! São “chamadores” de olhar imediato, por isso são capazes de transformar um mesmo visual em dress code completamente diferentes. Imagina só então um pretinho básico com sapato e/ou cinto e/ou carteira coloridassos em cores como pink e azulão, ou amarelão e roxão?! Pense como essas cores fazem looks mais criativos, descontraídos, animados e modernos. Prepare-se para arrasar!!!


ELEGANTE: Dê preferência aos modelos longos para ficar mais chique e elegante em eventos que pedem looks mais formais, como casamentos e formaturas. Modelos com transparências, fendas, recortes e detalhes em renda ajudam a não deixar o seu vestido preto longo tão sério.


PROFISSIONAL: O clássico tubinho preto é a escolha certeira para um look de trabalho. A mulher se sente muito autoconfiante dentro de um vestido como este. O comprimento até os joelhos fica lindo e elegante. E mais: com ele você pode sair direto para um happy hour no fim do dia. Basta incrementar o visual com algum acessório. 


ESPORTIVO: Para quem curte um look despojado, “moderninho” e confortável. Com um tênis e acessório que passe uma sensação mais leve, básica.


ROMANTICO: Para quem adora um lance mais romântico, vale quebrar o “pretão” do vestido, com uma anágua com renda na barra, blazer estampado, ou acessório mais fofo com cores candy (imagine as cores de algodão doce).


SENSUAL: Os curtos são para ocasiões mais informais, uma festa com amigos, um jantar a dois. Só lembre que de sexy ele pode se transformar em vulgar. O importante é que o comprimento não fique desconfortável e desagradável. Aposte na medida certa.