
A bota nossa de cada dia
O Você Única separou vários modelos de botas, com opções de looks especiais.
São 10 combinações para não errar na produção! Bota é um sapato que sempre há em nosso guarda roupa, senão uma, duas, três... os modelos são os mais variados, o importante é conhecer as características de cada bota e saber diferencia-las, para que combine com seu estilo de se vestir e de ser.Super dica: Apesar da bota ser considerada um calçado chique (dependendo do modelo), este é um calçado esportivo. E não deve ser utilizado em eventos mais sofisticados ou formais como: casamentos, formaturas, cerimônias. Isso não significa que você não poderá utiliza-la como bem entender, mas para ficarmos bem informadas é sempre bom estar atenta ao look apropriado para cada ocasião.
Antes de iniciarmos efetivamente nos looks, gostaríamos de trazer algumas curiosidades que encontramos sobre as nossas amigas “Botas de Couro”.
Um pouco sobre a história da Bota de Couro: A bota é um tipo de calçado e um tipo específico de sapato. Até aí tudo bem?! A maioria das botas abrangem principalmente o pé e o tornozelo, e estendem-se as pernas, às vezes, tanto quanto o joelho, ou mesmo o quadril. As botas de início consistiam em “leggings diferentes”, solas e cabedais usados em conjunto para fornecer maior proteção no tornozelo do que sapatos comuns ou sandálias. Por volta de 1000 aC estes componentes foram mais permanentemente unidos para formar uma única unidade que cobria os pés e as pernas inferiores, muitas vezes até o joelho. Um tipo de ankle boots de couro macio eram usadas pelos nômades na Ásia oriental, e levou a China, a Índia e a Rússia, em torno de 1200-1500 dC. Outra curiosidade é que nativos do Alasca desenvolveram botas de inverno de pele de foca. Já os europeus do século XVII foram influenciados por estilos militares, com solas grossas. Em 1700, botas de cano alto usadas pelos soldados que lutaram na Guerra Revolucionária Americana influenciaram posteriormente o desenvolvimento das botas de cowboy salto alto usado por criadores de gado no oeste norte-americano.
Curiosidades a parte, vamos ao que interessa!
Cadê os looks?
1. Botas Cano Curto: A bota de salto e cano curto tem sido bastante usada nas últimas temporadas e se você não tem uma, pode apostar na compra sem medo de errar. Elas possuem um cano menor e o salto deixa a mulher que a usa mais charmosa e elegante. Essa é uma das botas que podem ser usadas no verão e, dependendo do modelo, podem criar tanto looks mais formais como mais casuais.
Como combinar? Peças curtas, como saias e vestidos, calça skinny e shorts.
2. Ankle Boot: A bota com o cano curtinho, abaixo do tornozelo ( ankle = tornozelo) , e salto alto é chamada de ankle boot. Ideal para mulheres altas e de tornozelos finos, essa é a bota perfeita para usar em eventos mais formais, já que se assemelha mais a outros modelos de sapatos do que os outros modelos de bota. A ankle boot pode ser usada tanto no verão quanto no inverno e fica boa para trabalhar, como também para a balada.
Como combinar? Se você não for alta e quiser usar esse tipo de bota, preferencialmente, deve colocar uma meia-calça da mesma cor da bota ou usar calça comprida, para não achatar a silhueta. Para criar visuais modernos, use-a com vestido. Para looks casuais, a bota fica ótima com jeans.
3. Open Boot ou Summer Boot: Open boots: ao pé da letra “botas abertas” com uma pequena abertura na parte da frente. Summer boots: “botas de verão”. Muito semelhante a ankle boot, a open boot só se difere do modelo anterior por possuir abertura na ponta dos dedos, assim como os peep toes. A open boot é um pouco mais ousada e um pouco menos formal do que a bota anterior, por isso é perfeita para baladas e quando quiser criar looks mais rocker.
Como combinar? Fica perfeita com peças curtas como saia e vestidos e pode ser usada em dias mais quentes, já que a abertura e o cano curto ajudam o sapato a ficar mais leve.
4. Botas Country: As botas country é um modelo que saiu do cenário rural, são aquelas inspiradas nos modelos usados pelos cowboys. As botas deste modelo, ganharam adaptações, enfeites, fivelas e um bico fino para ficar do gosto feminino. Com sua popularização, a bota ganhou modelos mais simples, mas que continuam imprimindo um estilo bastante característico a mulher que a usa.
Como combinar? Para criar looks mais arrumados, combine com jeans e camisa. Já para looks mais despojados, a dica é dar preferência para shorts e camisetas. Mulheres com panturrilhas mais grossas devem evitar este modelo, mas se quiser usar, prefira usar uma calça com a mesma cor da bota.
5. Coturnos: Este modelo de bota é aquela usada pelos soldados durante as guerras e ganhou espaço no guarda roupa de homens e mulheres. Ela possui um cano médio na maioria das vezes e sua característica mais marcante é o cadarço, indispensável nesse modelo que tem no couro o seu principal tecido.
Como combinar? Caso pretenda criar um look mais moderno e menos pesado, use-o com peças delicadas feitas em renda e com babados. Também fica ótimo com peças no estilo militar. Ou para quem gosta do estilo “rocker” a produção pode ficar mais completa com pulseiras de couro e meia calça da cor da bota. Calça de couro ou saia complementam ainda mais o visual.
6. Cano Alto: A bota de cano alto e salto é um dos mais tradicionais modelos de bota. O seu cano é longo, mas não chega ser acima do joelho, e o salto pode ser fino ou plataforma. Ela vai bem com muitos estilos por ser uma bota mais clássica e possuir alguns modelos diferentes.
Como combinar? Os vestidos aqui são boas opções, mas essas botas também ficam perfeitas quando usadas com calças. Se quiser alongar sua silhueta, dê preferência a calças da mesma cor da bota. Só tome cuidado, saias ou vestidos curtos demais pode deixar a produção um pouco vulgar.
7.Over the Knee: A mais poderosa entre todas as botas, a over knee, que significa acima do joelho, é a bota com canos justos e longos e saltos altíssimos. Para usá-la, muita personalidade e sensualidade são necessárias para criar seu look fatal. Caso você queira sair do tradicional e criar um visual impactante, essa é a bota.
Como combinar? Com vestidos e saias, a bota fica bastante feminina, já com calças skinny ou legging, o look fica extremamente moderno.
8. Cano Alto Flat: A bota cano alto flat é aquela que tem o cano acima do joelho, assim como a over the knee, mas não tem salto. Ela é ótima para imprimir estilo a qualquer look, mas tome cuidado caso você seja baixinha, pois ela pode te achatar. Quando quiser causar a impressão de ousadia e criar looks confortáveis e ao mesmo tempo sexy, essa é a bota ideal.
Como combinar? Combinação perfeita com essa bota é com peças curtas e ultrafemininas. Também fica ótima com calças skinny e legging.
9. Montaria: As botas montaria eram usadas originalmente por praticantes de hipismo, por isso, suas características são cano mais alto e a fivela. Também são conhecidas como Riding Boots ou Equestrian Boots e caíram no gosto popular e se tornaram uma peça coringa e que nunca sai de moda. As mais tradicionais são confeccionadas com couro preto ou marrom e não possuem salto alto. Essa é uma bota mais usada em dias frios, já que costuma ser bem quente. A montaria combina com mulheres de vários estilos, são confortáveis pela sua modelagem de bico arredondado e é bastante tradicional entre os modelos de bota.
Como combinar? Fica perfeita em uma combinação com legging da mesma cor da bota, mas também cai bem com vestidos e shorts jeans com meia calça.
10. Lace Boot: Sendo uma mistura de vários outros estilos, a principal característica é as amarrações. As botas de cano médio e alto ficam bem em todas as mulheres, cano curto é ideal para tornozelos finos.
Como combinar? Calça Skinny, vestidos, saias, casacos compridos. Os acessórios na mesma tonalidade da bota.