Como está sua Autoconfiança?

Confiar em si é primordial para a vida.

Toda atividade que vamos realizar precisa de uma dose de autoconfiança. Albert Bandura, importante psicólogo canadense, elaborou o conceito da auto eficácia.  Esse conceito diz que quanto mais a pessoa confia que vai realizar bem uma tarefa, melhor será seu desempenho. Mas calma, vamos te ajudar! Você pode aumentar sua confiança com essas sete dicas. Vamos começar a ver as sete atitudes que você deve desenvolver para aumentar sua autoconfiança.

1. Anote suas realizações:
Quando fizer algo e alcançar seu objetivo, anote. Isso fará sua mente ser reforçada e criará em você o sentimento de realização. Anote todas as coisas que você já realizou, por menor que ela seja. Como nossa mente sempre busca o que falta, acabamos não notando aquilo que já temos e alcançamos. Por isso anote para lembrar sua mente de suas realizações.

2. Mostre confiança através da expressão corporal:
Há muitas evidências apontando para a linguagem corporal como um caminho para o desenvolvimento de autoconfiança e autoestima. É como fingir com a intenção de tornar aquilo realidade, e isso pode realmente gerar confiança. Portanto, ande sempre com a coluna reta, cuide do visual e não olhe para o chão. Coloque os ombros para trás, estufe o peito um pouco e mantenha um espaço entre os pés quando você está de pé ou andando. Além disso, não toque o seu rosto ao falar com os outros, pois este é um sinal claro de falta de confiança, não mexa no cabelo ou olhe para qualquer lugar, mas para a pessoa com quem você está falando.

3. Ouça os outros:
Quando você está falando com outra pessoa, ouça-os atentamente, não interrompa e não comece a falar imediatamente depois deles. Espere três segundos para processar as informações e, em seguida, formule uma resposta que mostra o que você realmente ouviu. Use detalhes específicos, se possível. O tempo em que você leva para pensar e processar o que a outra pessoa disse fará você parecer mais confiante, mais inteligente e mais gentil. Lembre-se, pessoas tolas gritam ou interrompem os outros, enquanto os fortes e confiantes tiram o tempo certo para ouvir e formular uma resposta relevante na conversa.

4. Cumpra os compromissos com você:
Imagine que você está de viagem para uma cidade desconhecida e marcou com um amigo seu para que ele o recepcione. Contudo, ao chegar à cidade seu amigo não aparece. Você confiara nele novamente para ir te buscar? Provavelmente não. Da mesma forma é com você. Se você se compromete em fazer algo e não cumpre, logo sente uma “autodesconfiança” e sentimento de não realização. Começa a achar que não é uma pessoa realizadora. Por isso é importante que cumpra todos os compromissos que assumiu com você mesma. Coloque-os todos em um papel e comece sua lista. Se assumir compromissos com você, sempre os cumpra.

5.  Elogie-se por suas conquistas:
Quantas pessoas eu vejo que conquistam várias e várias coisas, mas nunca se elogiam. Parece uma insatisfação eterna. Elogiar-se aumenta sua autoestima e sua confiança, pois gera um sentimento de realização. É importante de premiar e dar esse afago e tratar-se com carinho. Se um amigo alcança uma grande conquista você não o elogiaria? Por que não fazer o mesmo com você? Seja seu melhor amigo.

6. Seja grato:
A gratidão é uma poderosa forma de aumentar não somente sua autoconfiança como também sua felicidade. Martin Seligman, autor do livro Felicidade Autêntica, descreve nesse livro a técnica das três bênçãos. Essa técnica diz que ao final de todo dia você escreve em um papel três coisas pela qual foi grato. Isso aumenta não apenas sua felicidade, mas também o reconhecimento de coisas simples da vida que te fazem feliz.

7.  Aprenda com seus erros:
Fracassar nem sempre é ruim, pois ele leva a um aprendizado. Quando alguém fala para mim que se hoje fosse tomar uma decisão no passado faria diferente, eu digo que ela fez o melhor com o que tinha, e que só sabe o que sabe porque passou por essa situação. Então por pior que seja a situação, ela sempre pode nos levar a um aprendizado e a uma superação de si mesmo.