Como você lida com o estresse?

Aprenda as 4 maneiras pelas quais lidamos com situações estressantes

Mesmo com as melhores intenções, muitos de nós acreditam que nossas emoções estão fora de nosso controle, que elas acontecem espontaneamente e que lidamos com elas de várias maneiras. Mas, na verdade, existem quatro maneiras básicas pelas quais as pessoas lidam com a emoção. Você reconhece algum destes? Depois de identificar sua principal estratégia para lidar com as emoções, você pode mudar para uma abordagem que realmente funcione para você.


Evitar

A primeira defesa contra as emoções negativas é evitar. Todos nós queremos evitar emoções difíceis ou dolorosas. Como resultado, tendemos a evitar qualquer situação que possa levar às emoções que tememos ou, pior, tentar não sentir nenhuma emoção. Evitar situações negativas pode nos proteger a curto prazo, mas também nos impede de sentir as próprias emoções - conexão, energia, excitação - que mais desejamos.

Negação
A segunda defesa contra o estresse é a negação total. Quando você experimenta uma emoção e tenta negar o que está sentindo, suas emoções simplesmente se intensificam. A pressão aumentará e o que você está tentando ignorar ressurgirá - potencialmente em um momento inconveniente.

Concorrência
O pior vício que as pessoas enfrentam hoje não é drogas, não é álcool, são problemas. Muitas vezes, depois de passar de evitar e negar, decidimos parar de lutar contra nossas emoções dolorosas e decidir nos entregar totalmente a elas. Ao invés de aprender o que nossos sentimentos estão tentando nos dizer, nós temos a nossa relação “de importância”, tornando o nosso problema pior do que o de todos os outros. Torna-se um “emblema de coragem” e começamos a competir com os outros, dizendo: “Você acha que está ruim? Deixe-me dizer o quão ruim é o problema que eu tenho! ” Por isso, faça um favor a si mesmo e tenha a sua necessidade de significado para fazer algo positivo ao invés de seus problemas.

Aprendendo e usando a verdade: os problemas são presentes. Nosso maior problema é que achamos que não devemos ter problemas.  Albert Einstein colocou desta forma: "A crise é a maior bênção para as pessoas e nações, porque a crise traz progresso ... Aquele que culpa seus próprios fracassos e dificuldades à crise, boicota seu próprio talento e dá mais importância aos problemas do que às soluções". Líderes usam sua dor a seu favor. Encontre uma maneira de usar o estresse e a dor para virar o jogo.


O ESTRESSE ESTÁ DEIXANDO VOCÊ DOENTE?

O estresse não é apenas desagradável mental e emocionalmente - ele também tem o poder de deixar seu corpo doente. O estresse enfraquece o sistema imunológico, tornando mais difícil combater os vírus comuns do resfriado e outros germes. O estresse também pode aumentar a pressão arterial por obstrução dos vasos sanguíneos e acelerando a frequência cardíaca. A doença cardíaca coronariana também é mais comum em pessoas que sofrem de estresse crônico.
O estresse pode estimular uma alimentação emocional e dificultar a resistência a outros desejos por alimentos não saudáveis. Não é de admirar, portanto, que o estresse também esteja ligado ao ganho de peso; no entanto, o que pode ser novidade para você é o fato de que os altos níveis de cortisol ligados ao estresse estimulam o armazenamento de gordura, particularmente na região do baixo-ventre. Isso, por sua vez, aumenta a resistência à insulina no organismo, o que pode levar a alterações no nível de açúcar no sangue. Outros sintomas podem incluir azia, síndrome do intestino irritável, diarreia e cólicas estomacais. Para mulheres grávidas, o estresse severo pode afetar o desenvolvimento cerebral do feto e aumentar as chances de parto prematuro.
O estresse crônico também não é bom para o seu cérebro. O estresse causa dores de cabeça de tensão e às vezes até enxaquecas. Reduz a memória espacial, o que ajuda a lembrar locais e relacionar objetos, bem como a sua capacidade de formar novas memórias e regular emoções e autocontrole. Estresse agudo foi mostrado para causar três tipos diferentes de perda de cabelo, bem como o envelhecimento prematuro.


COMO VOCÊ LIDA COM O ESTRESSE?

Você pode aprender como lidar efetivamente com o estresse e tornar-se uma pessoa melhor. Uma maneira de fazer isso é encontrar atividades que você goste, como maneiras de fortalecer seu corpo, encontrar um modelo ou ajudar alguém que precise colocar sua vida em perspectiva. Alimente sua mente com algo bom todos os dias. Não deixe as ervas daninhas crescerem; cultive grandes pensamentos e semeie as sementes do conhecimento para o amanhã.
Fortalecer seu corpo:  medo, estagnação, raiva, dormência, tristeza: todos são estados emocionais que afetam o bem-estar físico, e você precisa estar preparado para lidar com essas emoções e superá-las. A ciência nos mostrou que quando você participa de atividades físicas, você ativa a química do seu corpo e une sua mente e corpo para que eles possam trabalhar juntos de forma eficaz.
Encontre uma missão maior que você. Todos nós nos beneficiamos por aspirar a algo maior, algo que é mais do que nossa dor ou mesmo nossa alegria. Inspire-se fazendo parte de algo grande.
Encontre um modelo. Isso faz com que o que você espera seja possível de verdade para você. Você está esperando para se tornar um empreendedor de sucesso? Encontre um modelo que fez isso. Você precisa sentir o quanto essa meta é real, como é alcançável e como os outros alcançaram seu sucesso ao superar desafios.
Você também pode encontrar alguém que precise e ajudá-lo. Existem inúmeras maneiras de oferecer ajuda, como voluntariado em um abrigo local ou banco de alimentos ou oferecer seus serviços em salas de aula carentes. O processo de voluntariado ensina como colocar sua própria vida em perspectiva e lembra que você está conectado a todos os outros. Sua capacidade de dar aos outros e ajudar, não importa quantos erros você tenha cometido ou perdas que você sofreu, irá inspirá-lo a tentar novamente e seguir em frente.

Fonte: Tony Robbins