
Como reconhecer os padrões de comportamento das pessoas?
Faça novas distinções sobre como eles percebem o mundo
Uma das chaves para o sucesso em qualquer coisa é a capacidade de fazer novas distinções. Os metaprogramas (filtros que determinam como nós percebemos o mundo à nossa volta. Eles também têm uma grande influência em como nos comunicamos com as pessoas e nos comportamentos que manifestamos) dão a você as ferramentas para fazer distinções cruciais ao decidir como lidar com as pessoas. Constantemente avalie e calibre as pessoas ao seu redor. Tome nota dos padrões específicos que eles têm para perceber o mundo e começar a analisar se os outros têm padrões semelhantes. Através desta abordagem, você pode desenvolver todo um conjunto de distinções sobre pessoas que podem capacitá-lo a saber como se comunicar efetivamente com todos os tipos de pessoas.
Algumas pessoas estão ligadas por inícios. Eles ficam mais empolgados quando tiram uma ideia nova, e logo acabam perdendo o interesse por ela e passam para outra coisa. Outros estão fixados na conclusão. Tudo o que eles têm que ver é o final, seja lendo um livro ou fazendo uma tarefa no trabalho.
Outras pessoas se classificam por comida. Isso mesmo, por comida. Quase tudo o que eles fazem ou consideram fazer é avaliado em termos de comida. Pergunte a eles como chegar a algum lugar, e eles dirão: “Desça a estrada até chegar ao Burger King, vire à esquerda, e então continue até chegar ao McDonald's e vire à direita, e então vire à esquerda no Sushi até você chegar ao prédio marrom-chocolate. ”
Pergunte sobre um filme em que eles foram, e eles imediatamente começam a falar sobre o quão ruim foi a concessão. Pergunte sobre o casamento e eles lhe falarão sobre o bolo. Uma pessoa que classifica principalmente pelas pessoas falará principalmente sobre as pessoas no casamento ou sobre as pessoas no filme. Uma pessoa que classifica principalmente por atividades falará sobre o que realmente aconteceu no casamento, o que aconteceu no filme e assim por diante. O que um metaprograma faz é dizer ao seu cérebro o que deletar. Então, se você está se movendo em uma certa direção, por exemplo, você está excluindo as coisas que você está se afastando. Se você está se afastando, então você está apagando as coisas que poderiam estar se movendo em outra direção. Para alterar seus metaprogramas, tudo o que você precisa fazer é se conscientizar das coisas que normalmente exclui e começar a focar sua atenção nelas.
Não cometa o erro de se confundir com seus comportamentos ou de fazer o mesmo com outra pessoa. Você diz: “Eu conheço o Joe. Ele faz isso, isto e aquilo. ” Bem, você não conhece Joe. Você o conhece através de seus comportamentos. Se você é alguém que tende a se afastar de tudo, talvez seja esse o seu padrão de comportamento. Se você não gosta, você pode mudar. Na verdade, não há desculpa para você não mudar. Você tem o poder agora. A única questão é se você tem razões suficientes para se fazer usar o que sabe.
Uma maneira que você pode mudar é conscientemente decidir fazê-lo. A maioria de nós nunca pensa em quais metaprogramas usamos. O primeiro passo para a mudança é o reconhecimento. A consciência de exatamente o que estamos fazendo atualmente oferece a oportunidade para novas escolhas e, portanto, para a mudança.
Vamos dizer que você percebe que tem uma forte tendência a se afastar das coisas. Como você se sente com isso? Claro, há coisas que você quer se afastar. Se você colocar a mão em um ferro quente, você pode querer removê-lo o mais rápido possível para longe. Mas não existem coisas que você realmente quer mudar? Não é uma parte de estar no controle fazendo um esforço consciente para fazer um movimento em direção a algo? Não são os grandes líderes e grandes sucessos que se movem em direção às coisas? Então você pode querer começar a se alongar um pouco. Você pode começar a pensar em coisas que atraem você e se movem ativamente em direção a elas.
Lembre-se, você não é seu comportamento. Se você tende a executar qualquer tipo de padrão que funciona contra você, tudo que você precisa fazer é mudá-lo. Os metaprogramas oferecem uma das ferramentas mais úteis para calibração e mudança pessoal. E eles fornecem chaves para algumas das ferramentas de comunicação mais úteis dentro de você.