
O Grande Dilema do Tempo: Viver com mais calma...
é possível?
Por uma vida com mais calma e menos pressa, vamos entender sobre o Movimento Slow. Atualmente estamos vivendo os tempos da obrigação pela FELICIDADE plena, por isso, basta fazer muito, se preocupar muito, correr muito, se inquietar muito.... Percebeu? Tudo é muito. Porém, há aqueles que estão no sentido inverso, que procuram viver de uma maneira mais calma (ou pelo menos tentam), com consciência e cuidado, leveza nos relacionamentos e responsabilidade ao usar os recursos naturais do planeta.Esta prática do Movimento Slow procura não só o caminho da tranquilidade, tempo de descanso, tempo para o trabalho e para a família, mas também como ter tempo para nós mesmos. É para quem acredita em um estilo de viver mais humano, priorizando a qualidade dos momentos. Vale salientar, portanto, que essa forma de vida significa também estar pronto e produtivo quando necessário. Planejamento, organização e atitude ajudam bastante na materialização desta proposta.
O autor Carl Honoré nasceu na Escócia, é escritor e líder do Movimento Slow pelo mundo, tem livros publicados sobre o assunto e fala da importância de desacelerar. Pois encontrar momentos de pausa no dia a dia não é só uma questão de frear, mas de encontrar o seu tempo interno para fazer tarefas variadas. E descobrir qual seu ritmo é de uma sabedoria enorme sobre si mesmo e um exercício sobre o que você quer para sua vida.
Precisamos encarar uma realidade: é necessária uma revolução “Slow” (devagar, em inglês) mais do que nunca, pois o mundo está preso na aceleração. Falamos rápido, comemos rápido, brincamos rápido, trabalhamos rápido, pensamos rápido. Mas você não precisa largar a carreira ou jogar fora o celular para desacelerar, pode pegar leve em qualquer lugar. É uma questão de usar o tempo com mais sabedoria. Pesquisas mostram que relaxar ajuda o cérebro a entrar em um momento mais rico e cheio de nuances de pensamento. É por isso que nossas melhores ideias raramente vêm no meio de uma reunião muito acelerada; normalmente vêm quando relaxamos, tomamos sol na praia, andamos de bicicleta, ou quando estamos lendo um livro... O que precisamos entender é que a "filosofia slow” significa fazer tudo na velocidade certa, nem rápida demais, nem lenta, mas aquela em que você se sente melhor.
Refletir que a verdadeira paz deve vir de dentro de nós e de nossas próprias ações. Aqui estão 8 pequenas sugestões que você pode fazer para aumentar o seu sentimento geral de harmonia, paz e bem-estar:
1. Seja você mesmo: Nada de criar discórdia interna tentando ser algo diferente do que você realmente é. Autenticidade gera felicidade. Porém não confunda esse ponto com individualidade, as vezes é necessário se adaptarmos a necessidades e felicidade dos que vivemos ao nosso redor.
2. Ser feliz é mais importante do que estar certo: Muitas vezes, nós sacrificamos nossa paz interior, a fim de provar um ponto. E raramente vale a pena.
3.Sorria mais: Mesmo que não seja um sorriso tão sincero, há muitos benefícios científicos em torno do sorriso, gargalhadas e até aquela risada mais envergonhada. Além disso, preste atenção à sua expressão facial quando você está fazendo atividades neutras, como dirigir e andar. E sorria!
4. Ouça para entender, não para responder: Muitas vezes em conversas, nós usamos nossos ouvidos, para nos dar pistas sobre quando é a nossa vez de dizer o que queremos dizer. Pratique a escuta ativa, faça perguntas, processe informações e só depois fale.
5. Perdoe os outros: Guardar rancor prejudica você mais do que a pessoa que precisa do perdão. Deixe ir.
6. Verifique as suas expectativas: Presunção muitas vezes leva ao drama. Lembre-se do velho ditado, “As expectativas são premeditados ressentimentos.”
7. Concentre sua energia e atenção no que você quer: Pensamentos, palavras e ações criam energia. Energia atrai energia semelhante. Mantenha sempre o foco no que você quer.
8. Pare de tentar controlar tudo: Não só o seu excesso de controle interno sabota o seu sentimento de paz, como também fica no caminho das relações externas.
“Viva a vida em vez de passar correndo por ela...”
Fontes:
Periódico: Vida Simples: O Poder da Gratidão, edição: 185, São Paulo: 2017.
http://www.slowmovement.com
http://www.carlhonore.com
http://www.desassossegada.com.br
http://www.equilibrioemvida.com